Bolo de Chocolate Escurinho (para quem ama chocolate) – Black Chocolate Cake

Olá

Será que é só comigo ou quanto mais os anos vão passando a gente vai aprendendo a apreciar sabores que outrora não tinham tanta importância? No meu caso, quando criança, não comia muito ou quase nada de chocolate. Gostava, mas não ligava e até hoje nunca comi uma barra de chocolate inteira sozinha. Sempre como só um ou dois pedacinhos e já estou satisfeita.

Nos últimos anos tenho aprendido a valorizar e amar o chocolate como ingrediente. Comecei a usar mais cacau do que achocolatado, e atualmente vivo em uma busca constante pelo melhor bolo de chocolate ever. Basta dar uma passeada pelo blog para ver outras receitas:

1. Bolo de Chocolate Fofinho e Molhadinho – Fluffy and Moist Chocolate Cake

2. Bolo de Chocolate de Três Camadas – Layer Chocolate Cake

3. O Bolo de Chocolate Com Brigadeiro Mais Delicioso, Ever! – The Most Delicious Chocolate Cake!

Dessa vez queria um bolo bem escuro mesmo e com um sabor mais encorpado, encontrei essa receita no Hot Chocolate Hits (um site maravilhoso, com super receitas) e amei tanto que já repeti algumas vezes. Mas já vou avisando esse bolo é para os fortes, para quem realmente ama chocolate. Segue a receita:

♥♥♥♥

Is it just me or in the course of years, we will learning to appreciate flavors that weren’t so important? In my case, as a child, I didn’t ate very or almost anything chocolate. Liked, but I didn’t care and still today I don’t eat a whole chocolate bar alone.

In the last years I have learned how appreciate and love the chocolate as an ingredient. I started using more cocoa than chocolate, and currently I live in a constant search for the best chocolate cake ever. This time I wanted a very dark cake and even with a more full-bodied taste, I found this recipe on the Hot Hits Chocolate (a wonderful site, with super recipes) and loved it so much, that I have repeated a few times. But I warn, this cake is for the strong, for those who really love chocolate. Original recipe in Hot Hits Chocolate.

♥♥♥♥

Bolo de Chocolate Dark 3

Bolo de Chocolate Escurinho

02 xícaras (chá) de açúcar mascavo

01 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

3/4 xícara (chá) de cacau em pó – *ver Minhas Dicas

02 colheres (chá) de fermento

01 colher (chá) de bicarbonato de sódio

01 colher (chá) de sal – bem rasa

02 ovos

01 xícara (chá) de buttermilk – clica aqui para aprender a fazer

01 xícara (chá) de café bem forte – **ver Minhas Dicas

1/2 xícara de óleo

01 colher (chá) de essência de baunilha

Bolo de Chocolate Dark

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma assadeira com cerca de 22-23cm de diâmetro. Usei uma com fundo falso.

2. Em uma tigela grande peneire junto: a farinha de trigo, o açúcar, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal. Faça um furo no meio e adicione os ovos e o buttermilk, misture bem.

3. A seguir acrescente o café, o óleo e a baunilha. Mexa bem até incorporar.Coloque a massa na forma e leve ao forno por 30-35 minutos. Faça o teste do palito.

bolo de chocolate dark 1

Minhas Dicas:

1. Esse bolo é grande, portanto ele é ótimo para cortar ao meio e rechear. Optei por colocar uma cobertura de brigadeiro simples e salpiquei açúcar de confeiteiro.

2. Caso não tenha o cacau em pó (que é sem açúcar) pode colocar chocolate em pó, mas como ele é adoçado o ideal é reduzir a quantidade de açúcar de 02 xícaras para 1 e 1/2. Não aconselho usar achocolatado porque o que queremos nesse bolo é um sabor mais encorpado do chocolate.

3. Costumo fazer o café da seguinte forma: 01 xícara (chá) de água quente e 02 colheres (chá) de café em pó solúvel forte.

4. Tanto o café quanto o açúcar mascavo tem a função de ressaltar ainda mais o sabor do chocolate e deixá-lo mais delicioso. É claro que se não tiver pode usar o açúcar branco comum.

Bolo de Chocolate bem pretinho e molhadinho tão, mas tão bom…

Bjos da Jane ^^

9 thoughts on “Bolo de Chocolate Escurinho (para quem ama chocolate) – Black Chocolate Cake

  1. Oi amada….
    Que delícia vir aqui no teu bloguito… sempre tem inspirações culinárias que tocam especialmente esse meu lado “quero ser prendada”! Heheheee

    Obrigada pelas suas visitas que sempre me fazem um bem especial.
    Beijokas mil e ótima semana!!! :*

  2. Pingback: Bolo de Baunilha com Recheio de Mousse de Limão e Bolo de Chocolate com Recheio de Brigadeiro – Vanilla Cake with Lemon Mousse and Chocolate Cake with “Brigadeiro” | Sabor de Baunilha & Cia

  3. Oi a massa fica bem líquida???
    Acabei de por no forno ficou bem escura sim,mas bem molinha é normal?
    Obrigada pela receita!

    • Oi Angela, desculpe só pude responder seu comentário agora (tô com uma crise de rinite alérgica). Sim, a massa é um pouco mais mole do que a de um bolo normal. Atenção então com a a temperatura e o tempo do forno. Me conta se deu certo, porque amo fazer esse bolo sempre deu certo pra mim.
      Bjokas

  4. Muito, muito, muito, muito OBRIGADA!!!
    Maravilhoso! Fiquei meio receosa pq realmente a massa fica bem mais liquida que as habituais, mas o resultado foi surpreendente! Ele fica até cheio de furinhos, aerado e suuuuper úmido!!! Muito obrigada novamente =D

Leave a comment

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazines

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...