Frango Assado com Cuscuz Temperado

Olá

Ressurgindo das cinzas…Brincadeiras a parte é bom voltar a postar, depois de vários dias com muitos imprevistos, dentre eles uma super crise de labirintite. É muito bom voltar a escrever! A receitinha de hoje é especial pra mim, pois me lembra do tempo em que estudei em Brasília.

Quando vim morar aqui no Norte, confesso que meu paladar estranhou muitas comidas,como o cuscuz por exemplo. Eu tinha cerca de 14 anos, e apesar do meu pai ser baiano, minha mãe é do Rio de Janeiro então a culinária lá de casa, passava bem longe da nordestina. Quando viemos para cá acabei por experimentar várias comidinhas típicas que nem sempre me agradaram. O cuscuz foi uma delas e de cara não curti, principalmente quando colocavam coco na massa, e até hoje não gosto muito desse jeito, prefiro simples e bem quentinho com manteiga.

Foi durante o meu tempo em Brasília que comecei a abrir meus horizontes culinários. O diretor do internato e sua esposa eram pessoas super queridas e muitas vezes durante o período de provas (naqueles em que a gente estuda até mais tarde…desesperadamente), ele nos surpreendia com esse cuscuz temperado, como lanchinho de quase madrugada. Gente sério, acho uma delícia. Me apaixonei e pedi pra ele me ensinar. Taí pra vocês a receitinha. Se você não conhece experimente, pode se surpreender (valeu Fátima 😉 ).

Sei que muita gente gosta do cuscuz marroquino então essa é uma sugestão mais barata e bem gostosa, ok?! Segue a receita:

frango assado com cuscuz

Frango Assado com Cuscuz Temperado

03-04 porções

Frango Assado

08 pedaços de frango – usei 04 coxas e 04 sobrecoxas

Sal e pimenta à gosto

02 dentes de alho amassados

Orégano à gosto

Azeite

páprica doce gosto

ervas finas a gosto

raspas da casca de 01 limão

Cuscuz

01 xícara (chá) de cuscuz de milho

01 xícara (chá) de água

1/2 colher (chá) de sal

01 tomate picadinho – sem sementes

02 colheres (sopa) de manteiga

01 cebola pequena picadinha

cebolinha a gosto picadinha

02 dentes de algo amassadinhos

1/2 xícara (chá) de caldo de frango – usei um pouco do que sobrou do pré cozimento do frango

02 ovos

Sal e pimenta à gosto

frango assado com cuscuz 2

Preparo:

1. Tempere o frango com sal, alho, pimenta e um pouco de orégano. Aqueça um fio de óleo em uma panela e coloque os pedaços de frango. Refogue por uns 05 minutos, mexendo ocasionalmente e então cubra o frango com água. Tampe a panela, mantenha em fogo médio e cozinhe por cerca de 20 minutos.

2. Para preparar o cuscuz é necessário ter um cuscuzeira. Umedeça o cuscuz com a xícara de água (coloque aos poucos e vá mexendo, ás vezes não é necessário usar tudo), tempere com o sal. Mexa bem, ele deve ficar na textura de uma farofa, levemente úmido. Deixe descansar por 10 minutos. Coloque a água no fundo da cuscuzeira até a marca, encaixe o separador adicione o cuscuz hidratado e tampe a panela. Leve ao fogo médio por 10 minutos. Desligue o fogo e reserve.

3. Preaqueça o forno a 200°C. Unte uma forma com um pouco de azeite. Transfira para ela os pedaços de frango cozidos, reserve o caldo que sobrou na panela. Regue a carne com mais um pouco de azeite, e então salpique as ervas finas e um pouco da páprica doce sobre cada pedaço. Por fim espalhe as raspas da casca de limão e leve ao forno por mais 15 minutos, até que fique dourado.

4.Retire o cuscuz da cuscuzeira e desmonte-o com um garfo até que fique como uma farofa. Reserve.

5. Aqueça uma panela, em fogo médio coloque um fio de azeite e a seguir derreta 01 colher (sopa) de manteiga. Adicione a cebola picadinha e refogue até ela ficar transparente, depois coloque o alho e deixe dourar levemente.

6. A seguir coloque os dois ovos inteiros, tempere com uma pitadinha de sal e mexa bem, até que fique em pedaços pequenos. Adicione  o tomate pequeno e cozinhe mais 01 minuto. Coloque o cuscuz nesse refogadinho e mexa bem para que tudo se misture. Regue com a 1/2 xícara de caldo de frango e a colher restante de manteiga. Misture, tempere com sal e pimenta a gosto (não esqueça de provar. Adicione a cebolinha, mexa bem e sirva quentinho.

♥♥♥♥♥♥♥

Bjos

Netfontes_elegant_Logo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: