Terrine de Chocolate

Olá

Último dia de fevereiro… e credo como esse ano está passando rápido. O lado é que a Páscoa está chegando e  como já contei aqui algumas vezes amo esse tipo de data comemorativa. Até o fim de semana quero decorar pelo meu mini-mini hall de entrada e a sala de jantar. E pra ajudar e deixar seu almoço de Páscoa mais delicioso a receita de hoje é super especial.

Também é uma sobremesa que vai agradar os loucos por chocolate. E um aviso essa é pra quem curte chocolate mesmo. Não é uma receita nível fácil, mas também não é um bicho de 7 cabeças. Deve-se dar uma maior atenção ao preparo da forma, porque a Terrine deve ser desenformada antes de ser servida. Quando faço gosto de servir com sorvete de creme, fica divino. Segue a receita:

Terrine de Chocolate 1

Terrine de Chocolate

Preaqueça o forno 180°C

Prepare a fôrma que irá usar. Optei por uma de pão tamanho médio, porque gosto de desenformar para servir, acho que fica mais bonito, mas um refratário de vidro também funciona . Primeiro recorte o papel manteiga de acordo com as medidas da fôrma, não esquecendo de deixar uma sobra de cerca de 02cm. A seguir unte o recipiente com manteiga/margarina sem sal, e acomode os pedaços de papel, cada um em seus devidos lugares. Unte novamente por cima do papel com uma camada fina de manteiga. Reserve.

Em uma panela coloque 250gr de manteiga/margarina sem sal, 250gr de açúcar refinado e 250gr de chocolate meio amargo. Leve tudo ao fogo em banho-maria até derreter.

Espere esfriar por cerca de 10 minutos e transfira esse creme para a batedeira. Sem deixar de bater (velocidade média/baixa) adicione 04 ovos inteiros, um por vez. Depois 01 coloque 01 colher (sopa) de farinha de trigo. E se quiser, esse ingrediente é realmente opcional, adicione 01 colhe de (chá) de café solúvel em pó. Lembrando que o café acentua o sabor do chocolate.

Despeje a mistura na fôrma e leve ao forno preaquecido em banho-maria, por cerca de 1 hora (pode demorar um pouco mais). Ou até que a Terrine fique com o centro brilhante.

Terrine de Chocolate 2

Deixe esfriar e depois cubra com papel filme bem rente a superfície do doce, a seguir leve ao freezer ou congelador por 3h ou deixe de um dia para o outro na geladeira. Para firmar. Retire o papel filme e desenforme, retire o papel manteiga e corte em fatias e sirva.

♥♥♥♥♥♥♥

Minha Dicas:

1. Para desenformar a terrine com mais facilidade passe o fundo do forma por alguns segundos na água quente.

2. Substitua o papel manteiga pelo filme plástico ao preparar a fôrma. Confesso que prefiro usar o manteiga.

3. Para decorar usei açúcar de  baunilha e cerejas in natura. Com cereja em conserva fica muito bom e também com morangos, ou qualquer outra fruta vermelha.

♥♥♥♥♥♥♥

Bjinhos

Netfontes_elegant_Logo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: