Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocomenta – Brazilian Carrot Cake

Olá

Quanto tempo já sem postar… Muitas coisas aconteceram por aqui algumas ótimas e outras infelizmente nem tanto. De bom foi que começamos a pintar área externa da casa, na realidade o pintor já está terminando. Então agora é partir para a decoração \0/ ! A pintura me deixou bem feliz, mas o meu pc estragou também nesses últimas semanas e ficou 04 dias na assistência. E lá se foi um bom dinheiro… Tenho notebook e tablet, mas amo meu computador de mesa em especial o monitor grandão.

Pesando os prós e os contras não compensava comprar um novo, porque o que eu quero ficaria bem mais caro do que o conserto. Portanto lá se foram algumas centenas de reais 😦 . E pra me deixar mais triste uma gripe terrível me pegou e me jogou literalmente na cama. Bom mas mesmo assim a cozinha não parou, tá certo que andou um pouco mais devagar, mas mesmo assim saíram algumas receitinhas.

A gripe me deixou nostálgica e com saudade das comidinhas da minha infância rolou purê com carne moída e ontem (Dias das Crianças) me animei a fazer Bombocado. Amo de paixão!!! Mas hoje é a vez do Bolo de Cenoura, um dos meus preferidos e junto com o bolo formigueiro foi um dos primeiros que fiz sozinha na minha vida e que deu certo 😉 . Essa receita veio de uma costureira antiga da minha mãe e eu tinha 14 anos quando ela me passou. Fica delicioso, rende um bolo super fofinho e úmido na medida.  Minha mãe faz outra que é um pouco mais complicada, porém igualmente deliciosa.  Gosto dessa porque além de simples dá um resultado excelente. Para a cobertura ao invés de  fazer a tradicional que fica cascudinha, optei por uma ganache de chocolate com menta. Segue a receita:

bolo de cenoura com chocomenta

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocomenta

02 – 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

03 cenouras médias

1 – 1/2 xícara (chá) de açúcar

1/2 copo (tipo americano) de óleo

03 ovos

02 colheres (sopa) de manteiga/margarina

01 colher (sopa) de fermento

01 pitada de sal

 

Cobertura:

1/2  barra de chocolate com menta – usei aquele da Hershey’s 60% cacau

1/2 barra de chocolate ao leite – usei também da Hershey’s

01 caixa de creme de leite

01 colher (chá) de margarina

 

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular. Costumo também cobrir o fundo da forma com papel manteiga.

2. No liquidificador bata a cenoura (já limpa, descascada e cortada em rodelas), os ovos, o açúcar, o óleo e a manteiga. Tudo deve ficar bem homogêneo e sem pedacinhos de cenoura. Que eu particularmente não curto. Reserve.

3. Em uma tigela grande coloque a farinha  de trigo. Aos poucos vá adicionando o creme do liquidificador. Misture bem até que fique homogêneo. Por último acrescente o fermento e o sal. Misture be e despeje a massa na assadeira. Leve ao forno por 30-40 minutos. Em caso de dúvida faça o teste do palito.

Cobertura:

1.  Coloque uma panela em banho-maria e dentro as barras de chocolate picadas. Adicione o creme de leite e mexa bem até que todo o chocolate derreta.

2. Por último acrescente a colher de margarina. Mexa bem. Reserve.

3. Cubra o bolo já assado com essa ganache. Espere esfriar, corte em quadrados e se delicie.

♥♥♥♥♥♥♥♥

Minhas Dicas:

1. A margarina na ganache a deixa com um brilho bem bonito. Pode susbtiuir por mel ou glucose de milho.

2. Coloquei apenas meia barra de cada chocolate para suavisar o sabor do meio amargo. Faça como preferir.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Gosto bastante da cobertura crocante tradicional desse bolo, mas confesso que essa ganache de chocomento também me conquistou. Ela traz um delicioso frescor ao bolo, tanto com relação ao sabor quanto ao cheiro. Gostei da combinação. Espero quegostem também 😉 .

Bjos

Netfontes_elegant_Logo

Leave a Reply

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

