Fraldinha à Cubana – Cuban Flank Steak

Olá

Dia desses na fila do açougue no mercado uma senhora começou a conversar comigo. Estávamos em frente a várias peças de coxão mole intocadas. E ela me disse que devido a crise na casa dela esse tipo de carne só estava aparecendo nos finais de semana e olhe lá. E pela quantidade de coxão mole intocada no balcão do açougue, muita gente está vivendo a mesma situação.

Obviamente concordei com ela, porque aqui em casa durante a semana vamos de frango, linguiça, paleta, acém e mesmo calabresa. Fui criada comendo costela, rabada, língua de boi e por ai vai vai. Papai não tinha preconceito na hora de comprar carne, mas também não abria mão da picanha nos churrascos de domingo.

Apesar de evidentemente estar insatisfeita com o momento econômico que passamos, acho válido dizer que isso abre um leque de oportunidades no quesito gastronômico. Sim porque é um exercício aprender novas formas cozinhar e temperar uma carne. Nunca fui adepta de comer sempre o mesmo bife todos os dias, aqui em casa gostamos de variar nos pratos e receitas. Um mesmo ingrediente pode parecer diferente e mais saboroso, basta usar a criatividade na hora de prepará-lo.

Mas vamos deixar pra lá essa conversa e falar dessa fraldinha (amor) que ficou deliciosa. Super macia e com um tempero maravilhoso. Correndo o risco de me repetir, é bem simples de fazer . Segue a receita:

fraldinha à cubana 1

Fraldinha à Cubana

01 peça de fraldinha de aproximadamente 1.200kg (dividi em duas partes) – tempere com sal e pimenta do reino a gosto

Marinada:

01 limão

Raspas da casca de 01 limão

1/2 xícara azeite

Cominho em pó – costumo colocar só uma pitada, mas caso você goste muito, coloque mais

Orégano a gosto

01 colher (sopa) de cebola em pó

03 dentes de alho amassadinhos

1/4 xícara de molho de soja

Gotinhas de pimenta chipotle – ou o molho de pimenta de sua preferência

fraldinha à cubana 2

Preparo:

1. Em uma tigela misture todos os ingredientes da marinada e então coloque a carne. Misture bem. Cubra com plástico filme e leve a geladeira por cerca de 02 horas – veja Minhas Dicas.

2. Aqueça em fogo médio/alto uma grelha, o grill ou a frigideira – usei uma frigideira bem grande própria para fazer bistecas. Untei com um pouquinho de azeite e coloquei a carne. Cerca de 10-15 minutos de cada lado, dependendo do ponto que você gosta. Aqui em casa sempre optamos pelo bem passado. Sirva bem quentinha com o acompanhamento de sua preferência.

Minhas Dicas:

1. O tempo da marinada varia, podendo chegar até 08 horas. Costumo deixar de 02 a 03 horas, mas também já deixei apenas 30 minutos e ficou bem saborosa. Lembrando sempre que tempos diferentes levam a resultados diferentes.

2. Esse tempero é bem versátil, e pode ser usado em outros cortes de carne como coxão mole, ou mesmo a paleta. Usei a fraldinha porque quando ela está por 13,90R$ o quilo faz meu coração bater mais forte 😉 .

3. A carne costuma ficar bem suculenta, mas se você achar ela seca tem duas opções: 1. durante o processo de cozimento regue com um pouco da marinada que sobrou na tigela, ou 2. faça um molhinho com ela (marinada) adicionando um pouco de vinho tinto e reduzindo o caldo para engrossar um ligeiramente. Sirva a parte.

4. Uma dica bem legal é usar esse tempero para deixar o bife nosso de cada dia ainda mais saboroso. Experimenta!

♥♥♥♥♥♥♥♥

Gosto de servir acompanhada por batata frita e farofa e fica bom demais. Essa receita é prática, bem simples de preparar e com um resultado super saboroso. Você vai gostar!

Bjos

Jane ^^

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: