Especial Dia dos Namorados: Linguine com Tomates e Ricota – Valentine’s Day: Linguine with Ricotta and Tomato

Olá

Essa é a semana do dia dos namorados, onde tudo fica lindo e o mundo cor-de-rosa. Porque não fazer um comidinha gostosa para quem se ama? Acho massa uma ótima pedida, porque além de saborosa é bem prática o que é essencial. Afinal queremos passar o dia com o amor e não despender muito tempo na cozinha.

Apesar de amar o espaguete e de esta receita funcionar bem com todo o tipo de macarrão, o linguine tem um lugar cativo no meu coração. Não sei se é devido ao formato chatinho, mas realmente amo essa massa. A receita de hoje é simples, saborosa e perfeita para agarrar o boy ou girl pela boca. Então se joga e faz um jantar ou mesmo um almoço super caprichado para o amor da sua vida ;)! Segue a receita:

linguine com tomates e ricota 1

Linguine com Tomates e Ricotta

Rendimento: 04 porções

500gr de macarrão tipo linguine

300gr de peito de frango cortado em cubinhos – opcional ver *Minhas Dicas

04 colheres (sopa) de manteiga – uso dividido

Azeite

20 tomates cereja cortados em 04 partes

01 tomate (grande) cortado em cubinhos

3/4 xícara chá de caldo de frango – usei caseiro

Cebolinha picada à gosto

Sal e pimenta do reino a gosto

04 dentes de alho amassadinhos – uso dividido

Suco de 1/2 limão

Creme de ricota à gosto

linguine com tomates e ricota

Preparo:

1. Tempere os cubinhos de frango com sal, pimenta e alho (metade). Aqueça uma frigideira adicione 02 colheres (sopa) de manteiga e um pouquinho de azeite, coloque os cubinhos de frango e frite até que fiquem levemente dourados. Reserve.

2. Comece o processo de cozimento da massa de acordo com as instruções do fabricante. Lembrando mais uma vez, que ela deve ficar al dente.

3. Enquanto a massa cozinha aqueça uma panela em fogo médio e coloque a manteiga restante e um pouco de azeite. Adicione o alho e deixe dourar, apenas levemente. Coloque os tomates em cubinhos e refogue por uns 05 minutos, a seguir adicione os tomates cereja mexa bem e deixe mais 01 minuto. Por fim acrescente o caldo de frango e o suco de limão, abaixe o fogo e cozinhe por uns 10 minutos. Finalize com a cebolinha picada, misture bem.

4. Adicione a massa cozida, escorrida e ainda bem quente ao molho, também coloque os cubinhos de frango e misture bem. Sobre a massa quente adicione pequenas porções de creme de ricota. Não precisa mexer. Sirva bem quente.

♥♥♥♥♥♥♥

Minhas Dicas:

1. Coloquei o frango como opcional por que essa massa super funciona sem ele, mas se seu amor necessita de uma proteína para ser feliz o frango é uma boa pedida. Outra dica para deixar o frango com um dourado bonito é colocar, enquanto a manteiga derrete, 1/2 colher (chá) de açúcar. Deixe o açúcar dissolver um pouco a só então adicione o frango.

2. O legal é começar a fazer o molho simultaneamente enquanto coloca a água para o macarrão ferver. Assim quando a massa estiver cozida o molho também já vai estar pronto.

3. Usei pelotinhas de creme de ricota, mas dá pra fazer com pedaços de ricota fresca, cream cheese, cottage, mascarpone e etc.

4. Caso a verba para o jantar/almoço estiver rica, esse molho fica delicioso com uma massa fresca e recheada como o cappelletti por exemplo.

5. O suco de limão faz uma diferença enorme no resultado final do prato, fica muito bom mesmo. Também usei caldo de frango caseiro, mas se não tiver use o de cubinho ou mesmo aqueles líquidos concentrados. Note que não temperei meu molho, porque o caldo de frango já estava temperado assim como o peito de frango,por isso não foi necessário. Sempre prove sua comida.

♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Bom fico por aqui esperando que vocês curtam essa massa deliciosa junto com seu amor!

Bjos

Janete

XOXO

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: