Utensílios Essenciais na Cozinha – Essencial Kitchen Tools

Olá

Como amante da culinária, chef nas horas vagas, cozinheira por paixão enfim uma apaixonada pela arte culinária, descobri que existem muitos utensílios que tornam a vida de um cozinheiro amador bem mais fácil. Veja bem, esses são os meus básicos e pra mim são fundamentais quando estou preparando uma refeição, embora haja muitos outros que quero adquirir.

Nem sempre gostei de cozinhar e o que aprendi, foi observando minha mãe. Dona Cida não tem muita paciência para ensinar, mas queria que eu prestasse atenção ao que ela fazia. E acabei aprendendo, meio que na marra. Foi minha paixão por biscoitos caseiros, que me levou a amar a culinária. E através disso a um mundo totalmente novo e cheio de brinquedinhos legais. Antes ia a uma loja de variedades e as últimas coisas que olhava eram os utensílios de cozinha, hoje é esse departamento que visito primeiro. É meio que um vício sabe, mas não tenho muitas coisas…ainda.

Resolvi postar o que acho mais útil e de certa forma imprescindível para quem quer obter êxito dentro da cozinha. Vale investir um pouquinho para ter melhores resultados. Pra mim tudo começou com um fouet…

utensilios de cozinha

1. Batedeira manual: ganhei essa batedeira em uma compra online que fiz, há alguns anos. Quando o pacote chegou fiquei sem saber o que fazer com ela, afinal já tinha uma batedeira normal. Gente que coisinha útil, faço tanta coisa com ela: claras em neve (não sou muito boa batendo a mão), chantilly, massas leves… Ela é incrível! Ajuda demais e além de prática evita um montão de bagunça. Pra mim essa batedeira é imprescindível.

2. Rolo para massa: tá eu sei que o de madeira não é o ideal, mas como ganhei esse ai (sim ganhei um rolo para massa de presente), então eu o amo. Dá um pouco de trabalho porque tem que secar ao sol, ou no forno para ficar assim limpinho e sem fungos. Não precisa ser desse, mas pra mim ele é um dos utensílios essenciais na cozinha. Gosto muito de fazer biscoitos e recentemente me aventurei a fazer massa de macarrão caseira. Como não tenho aquela máquina de abrir a massa o rolo ajuda muito.

3. Copos medidores: esses ai são supimpas. O de vidro é meu BFF (melhor amigo da vida) da cozinha, não fico sem ele e ai de quem o troca de lugar. Eles tem medidas como 3/4 e 2/3 de xícara, o que facilita na hora de dosar os ingredientes. O de plástico veio de loja de 1,99 e o de vidro é da Marinex e comprei no supermercado. Eles são um dos meus must have (tem que ter) na cozinha. Quero adquirir o de vidro maior com capacidade para 500ml.

4. Espátulas de Silicone: Uso muito porém somente para doces, não é legal misturar. Essa menorzinha é uma mão na roda, mas tenho outra maiores para incorporar massas por exemplo.

5. Cortador e fechador de massas: com já disse estou aprendendo a fazer macarrão caseiro e esse negocinho é muito bom.

6. Pinças, pegadores: comprei esse grande apenas para ajudar no churrasco e atualmente uso para muitas coisas. Virar carnes, apoio para corte, macarrão. Muito, mas muito prático mesmo. Tenho também aqueles menores que é de silicone na extremidade.

7. Concha de bico ou para molhos: ela é demais não só para molhos, mas para massas de muffins, cupcakes em geral. Evita sujeira e também o desperdício na hora de colocar nas forminhas.

8. Fouet ou batedor: minha história com utensílios de cozinha começou com um fouet. Depois de anos assistindo Nigella, Jamie Oliver e cia, um dia decidi que tinha que ter um negócio desses e lá se vão vários anos. Recentemente comprei esse menorzinho por menos de R$3,00, e ele é ótimo para pequenas quantidades, como quando quero fazer rolinho de ovos por exemplo. Só tenho batedores de arame, nunca usei aqueles de silicone. Seu que tem quem ame e quem odeie, na dúvida ainda prefiro os de metal. Se você nunca usou um fouet, não sabe o que esta perdendo. Ele é a salvação para cremes, molhos e massas, porque não deixa empelotar. Eu por exemplo rara vez uso batedeira para fazer bolos, prefiro fazer manualmente e são esses batedores que me ajudam a deixar a massa mais leve e lisinha. Amo ♥♥♥ demais!!!

9. Medidores de Xícaras e Colheres: esses negocinhos são absolutamente indispensáveis na cozinha, porque padronizam as medidas. Quando comecei a fazer bolos eu tinha muitas dificuldades com medidas de xícaras e colheres, veja bem tenho 04 modelos diferentes de xícaras de chá, e nenhum deles tem medida igual. O mesmo ocorre com colheres, há algumas mais rasas e outras mais fundas. Isso tornava difícil alcançar um resultado excelente. Não estou dizendo que nunca dava certo, só digo que esses medidores ajudam demais na hora de executar uma receita. Os meus são simples, de plástico, mas existem modelos bem bonitinhos no mercado.

10. Pincel de Cozinha: Nada de melecar as mão na manteiga, usar o pincel para untar formas deixa tudo mais limpinho. Tenho 02, ambos de silicone, e esse menor é ótimo. A ressalva é que eles devem ser muito bem lavados. Existem aqueles de pelo, cerda tradicionais, que até espalham melhor a manteiga, mas costumam soltar pelo também. Acho os de silicone bem mais práticos e higiênicos.

11. Raladores: tenho 04 de modelos diferentes, incluindo uma mandoline pequena. É esse ai que uso para raspas de frutas e queijos em pequenas quantidades. Sei que tem um profissional e mais caro que faz maravilhas, mas pra mim uma cozinheira amadora e por amor me serve muito bem. Especialmente esse modelo é muito, mas muito útil.

12. Colheres e Utensílios de Bambu: tenho amor verdadeiro ♥♥♥ por esses utensílios. Comprei minha primeira colher de bambu na Americanas e não parei mais. Hoje tenho vários modelos, como esse garfo e o pegador. Uso somente para comidas salgadas. Diferente das colheres de madeira, o bambu não deixa cheiro, tem uma manutenção bem mais fácil, e é mais higiênico. Ah, e  não risca o fundo das panelas. Pra mim é indispensável.

13. Boleador: gosto e faço bastante biscoito caseiro. Esse tipo de boleador é ótimo para cookies, porque ficam com tamanhos parecidos. É claro que a colher de sorvete também ajuda, mas uso esse quando quero biscoitos mais delicados e menores.

14. Espátula para Alisar Bolos: sou péssima confeiteira e toda a ajuda é sempre bem vinda. Essa espátula é uma mão na roda para deixar a cobertura do bolo mais lisinha. Me ajudou demais no bolo do meu níver. Essa comprei por cerca de R$13,00, e amei 🙂 .

♥♥♥

É claro que não há necessidade de ter todos esses, isso depende da necessidade de cada um. Também há muito mais que eu quero adquirir como a máquina de massas por exemplo. O certo é que uma cozinha equipada ajuda muito tanto na execução dos pratos, quanto no resultado final dos mesmos. Nem precisa ser de coisas muito caras ou profissionais, mas de boa qualidade e realmente úteis.

Fico por aqui.

Bjos da Jane ^^

Leave a Reply

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

