Tábua de Queijos – Cheese Board

Olá

Gosto muito de entradas, petiscos e finger foods. Tanto que por vezes exagero na variedade e todo mundo acaba comendo mais esses petiscos do que a refeição completa em si. Esse ano para o Natal optei por fazer uma tábua de queijos (ao invés da de frios tradicional), porque pensei que seria mais prático e tem um visual bonito e charmoso. Aqui em casa todo mundo é um pouco rato, amamos queijos, embora os mais frequentes por aqui sejam a muçarela,parmesão, minas e prato. Mas amo de coração o brie, a muçarela de búfala e o gorgonzola.

Como não sou especialista, achei por bem pesquisar um pouco para saber quais tipos comprar e quais os melhores acompanhamentos. Ficou delicioso e amamos! É claro que sai um pouco mais caro do que petiscos comuns, mas se pesquisar bastante você vai encontrar queijos bons e com preço camarada. Essa é uma ótima sugestão para quem ainda está em dúvida sobre o que servir para a Festa de Ano Novo, a montagem é simples, não ocupa muito tempo e é ao mesmo tempo delicioso e chique.

tábua de queijos 1.1

De acordo com o site Menu Especial, a seleção de queijos deve privilegiar os que mais gostamos. Não se preocupe em ter queijos de todos os tipos, de 03 a 06 opções é suficiente. Agora é importante variar nos sabores e nas texturas, há tanto queijos suaves, quanto com sabor mais forte. Abaixo a minha sugestão de como montar uma tábua de queijos.

Montagem da Tábua:

Sabor Suave: muçarela de búfala e brie

Sabor Intermediário: gouda, prato, estepe, camembert

Sabor Forte/Acentuado: gorgonzola

Confesso que 1° comprei os queijos de que mais gosto para depois pesquisar sobre como montar esse tipo de entrada. Por sorte deu tudo certo, embora não tenha servido nenhum queijo de casca dura como parmesão e o peccorino.

***Dica: dá pra usar qualquer tipo de queijo: cheddar, muçarela, provolone, de cabra, emmenthal, ricota, roquefort, minas padrão… Escolha os que mais gosta e que se encaixa no seu orçamento.

tábua de queijos 2

Acompanhamentos:

Escolhi uvas, damascos, nozes, castanhas, azeitonas, crackers (pequenos) e torradinhas.

Podem ver que surgiu até pão de queijo e amendoins, mas são só mais alguns belisquetes mesmo e não entram na harmonização dos queijos.

***Dicas: figo (fresco), maçã, pera, kiwi e morangos também são ótimas sugestões de frutas frescas para servir com os queijos. Varie nos pães: integral ou italiano branco por exemplo. Patês e geleias, como a de damasco e pimenta combinam muito bem.

Quantidades:

Como entrada de 50-100gr de queijo por pessoa é suficiente. Depende da variedade e quantidade dos acompanhamentos.

Essa entrada é super elegante e também pode ser servida para receber os amigos em um happy hour degustando alguns vinhos. Saborosa e charmosa, a Tábua de Queijos é simplesmente perfeita para sua festa!

Bjos da Jane ^^

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: