Feijoada Simples e Rápida na Panela de Pressão – Brazilian Feijoada

Olá

Quando falamos de um país e de sua cultura obrigatoriamente passamos por sua culinária e ingredientes típicos. Falar ou lembrar do Brasil implica também em citar o prato mais famoso que nos representa: a Feijoada. É difícil o brasileiro que não goste e é definitivamente delicioso. Há algumas semanas estava com muita vontade de comer uma feijoada, então decidi comprar os ingredientes e fazer uma aqui em casa.

O optei por comprar um desses pacotes com ingredientes para feijoada, adicionei mais algumas carnes e fiz alguns acompanhamentos. Boa comida, gente querida e um maravilhoso sábado de sol…delicia de dia! Segue a receita:

  feijoada

Feijoada

Rendimento: 05-06 porções

02 e  1/2 xícaras de feijão preto

01 pacote (880gr) de ingredientes para feijoada – usei esse da Sadia

300gr de carne de sol cortada em pedaços

600gr de costelinha suína em pedaços

300gr de toucinho de porco picado

Sal e pimenta a gosto

Cheiro verde picadinho a gosto

03 dentes de alho amassados

01 cebola picadinha

Óleo

02 folhas de louro

feijoada 1_Fotor_Collage 1Preparo:

1. Na véspera separe as carnes salgadas (inclusive a de sol) e coloque de molho na água, Lembrando de trocar a água de tempos em tempos.

2. No dia pique o bacon e as linguiças. Escorra e lave o feijão. Reserve.

3. Coloque o feijão em uma panela de pressão (usei uma de 4,5L) junto com todas as carne – menos o bacon e as linguiças. Cubra com água, de 03 a 04 dedos acima. Coloque para cozinhar na pressão por cerca de 35 minutos, em fogo médio. Tire a pressão, abra e verifique a textura das carne e do feijão. Adicione o bacon, a linguiça e mais água se necessário, e cozinhe por 10-15 minutos. Até que o feijão esteja bem cozido e as carnes macias e desmanchando. Retire do fogo, deixe a pressão sair e reserve.

4. Em uma panela grande adicione 03 colheres (sopa) de óleo e doure a cebola e logo a seguir o alho amassado. Coloque o feijão com as carnes e acrescente o louro misture bem. Prove e tempere com sal e pimenta moída na hora. Deixe refogar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até que o caldo fique mais espesso. Coloque muito cheiro verde e sirva bem quente.

Acompanhamentos

1. Arroz branco: uma dica que dou é que no momento em que for colocar a água quente para cozinhar o arroz adicione 1/2 xícara de vinho branco ou cachaça. Peguei essa dica em um programa de TV e fica delicioso. Depois que o arroz vai para a travessa também gosto de regar com um fio de azeite.

2. Laranja em rodelas

3. Couve passada na manteiga.

4. Farofa – fiz uma de manteiga que era receita do meu pai.

5. Vinagrete simples – basta picar 01 tomate e uma 1/2 cebola em cubinhos misturar tudo e temperar com um pouco de vinagre branco, sal e pimenta. Adicione cerca de 01 concha do caldo do feijão, bastante cheiro verde  e a pimenta da sua preferência, misture. Sirva à parte.

6. Mandioca frita

feijoada 3

Minhas Dicas:

1. Note que não coloco o feijão de molho, justamente porque como vou cozinhá-lo na panela de pressão se ele ficar um tempo de molho pode desmanchar. Outro dado é que gosto de cozinhar as carnes junto com o feijão para que os gostos de misturem.

2. Comprar esse tipo de pacote com ingredientes para feijoada é bem prático, mas acho válido dar uma incrementada, por isso adicione mais carnes.

3. Temperei a feijoada em uma panela de barro, porque ela além de linda, ela conduz bem o calor mantendo o prato quentinho por mais tempo.

Fazer feijoada assim é bem mais rápido e prático e fica bem saboroso também. Devo que confessar que tenho uma certa preguicinha de ficar trocando água e colocando as carnes por partes. Aprendi a fazer dessa forma com a minha mãe e além de dar certo é delicioso.

Bjos da Jane 🙂

Advertisements

3 thoughts on “Feijoada Simples e Rápida na Panela de Pressão – Brazilian Feijoada

  1. Pingback: Petiscos da Semana 31 – Snacks Week 31 | Sabor de Baunilha & Cia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: