Galinhada ou Arroz com Galinha – Brazilian Rice and Chicken

Olá

Aproveitando que estamos na copa, e que ela acontece aqui no nosso país quero iniciar a semana com um prato brasileiro, típico do meu estado natal (Goiás) e que é simplesmente uma delicia: a Galinhada. Aqui em casa costumamos fazer esse prato ao menos 02 vezes por mês e sim amamos. Vocês vão notar que essa receita é mais simples e que não coloquei o pequi ou o milho verde, mas mesmo assim fica super saborosa. Na hora de servir salpiquei ovos cozidos picados e queijo ralado, é dessa forma que é servido no sul e fica bom demais!

1

Galinhada

Rendimento: 04 porções

04 coxas e 04 sobrecoxas – temperei com sal, pimenta moída na hora e 02 dentes de alho amassados

02 xícaras (chá) de arroz branco lavado

1/2 xícara (chá) de purê de tomates

02 dentes de alho amassadinhos

01 colher (sopa) de açúcar

1/2 cebola picadinha

Cheiro verde picadinho à gosto

Azeite/óleo

Água quente – cerca de 01 litro

03 ovos cozidos e picados – opcional

Queijo ralado à gosto – usei parmesão – opcional

2

Preparo:

1. Aqueça em fogo médio/alto uma panela grande, e de preferência com o fundo mais grosso. Adicione cerca de 02 duas colheres de azeite ou óleo e coloque a cebola para dourar, a seguir acrescente o alho. Mexa bem e deixe dourar.

2. Coloque a colher de açúcar e mexa bem, deixe caramelizar por uns 02 minutos. Acomode os pedaços de frango e comece a fritar. Não deixe de mexer de vez em quando, para que o frango não se queime e doure por igual. Se quiser adicione um pouco de água, mas muito pouco mesmo. O frango deve ficar com uma bonita cor dourada.

3. Quando o frango estiver no ponto coloque o purê de tomates e deixe refogar mais alguns minutos. mexendo esporadicamente. Acrescente o arroz lavado e misture bem e deixe fritar por uns 02-03 minutos. Adicione a água quente até cobrir o arroz, cerca de 01 dedo acima. Prove o sal e adicione mais se for necessário.

4. Mantenha o fogo alto até que a agua seque na superfície do arroz, nesse momento reduza a temperatura e tampe a panela e cozinhe até o arroz ficar macio. Adicione mais água aos poucos quando for preciso. Salpique o cheiro verde e sirva bem quente.

3

Minha Dicas:

1. Para essa receita utilizei uma panela de barro, mas pode ser de cerâmica, ferro ou aquelas de alumínio batido. O legal dessa minha panela é que ela mantém o alimento quentinho por muito mais tempo. Vale super a pena investir nesse tipo de panela, elas tem um excelente custo benefício.

2. Fiz essa galinhada de forma mais simples, mas pode ser acrescentado o açafrão, os pequis ou mesmo a gueroba (particularmente não gosto muito do sabor amargo), que também fica bom. Também adicione pedaços de tomates, pimentão, milho verde e por ai vai.

3. Optei por coxas e sobrecoxas, mas pode fazer com o frango inteiro cortado aos pedaço também. Gosto de bastante carne e com esses pedaços fica mais apetitoso e farto.

4. Servi à moda do sul com ovo cozido e queijo ralado, e ficou demais de bom! Lá o nome do prato muda para Arroz com Galinha.

Receita deliciosa e com gostinho de interior hummmmm uma maravilha!

Bjos da Jane ^^

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: