Arroz Integral com Legumes – Brown Rice and Vegetables

Olá

Gosto de ao menos uma vez por semana fazer um dia vegetariano aqui em casa, embora esqueça de colocar por aqui… Essa receita de hoje é super simples, mas muito saborosa e com certeza vai agradar. O toque final de sabor fica por conta do molho de soja que deixa esse arroz ainda melhor. Me perdoem a minha mania, mas na minha cabeça se vai molho de soja ou óleo de gergelim, a receita já tem um pezinho na culinária oriental kkkkkkk. Segue a receita:

1

Arroz Integral com Legumes

Rendimento: 04 porções

 

02 xícaras (chá) de arroz integral

02 dentes de alho amassadinhos

01 cenoura média laminada ou ralada no sentido do comprimento

04-06 floretes de brócolis picados – usei brócolis congelado

01 cebola picadinha

1/2 pimentão amarelo em cubinhos

02 colheres de sopa de molho de soja

Cheiro verde picado à gosto

Azeite

Sal e pimenta do reino à gosto

2

Preparo:

 1. Cozinhe o arroz do seu modo costumeiro. Lembrando-se sempre que o arroz integral tem um tempo de cozimento diferente do arroz branco comum. Ele demora um pouquinho mais para ficar macio. Quando o arroz estiver cozido, reserve-o.

2. Aqueça uma panela em fogo médio e adicione um fio de azeite, a seguir refogue a cebola até que fique translucida. A seguir coloque o alho e doure-o por 01 minutinho.

3. Coloque na sequencia a cenoura, o pimentão e o brócolis picado. Tempere com sal e pimenta à gosto e refogue por mais uns 02 minutos. Retire do fogo.

4. Em uma tigela coloque o arroz integral, já cozido, a seguir os legumes levemente refogados e misture bem. Adicione o molho de soja e o cheiro verde picado mexa e sirva quentinho.

3

Minhas Dicas:

1. Como a região em que moro tem um clima bem quente, gosto sempre de ter alguns legumes congelados, como couve-flor, brócolis, ervilhas e etc. Algumas vezes mesmo colocando tudo na geladeira acaba se perdendo e eu odeio profundamente o desperdício. Nessa receita usei o congelado, porque era o que eu tinha, mas fica mais gostoso fazer com o brócolis in natura.

2. Para ficar melhor ainda adicione umas gotinhas de óleo de gergelim. Também mude os legumes, pode usar ervilha, pimentão verde, abobrinha verde, vagem e por ai vai.

3. Cuidado com o tempo de cozimento dos legumes. O ideal é que não percam a sua crocância, basta saltear um pouquinho no azeite. Se ficaram muito moles, além de não deixar o prato saboroso eles perdem suas vitaminas e os benefícios que trazem para a nossa saúde.

Almoço leve e muito gostoso mesmo, coloquei um fio de azeite e ficou demais! Realmente não creio que algum dia vá me tornar vegetariana, gosto muito de churrasco, mas incluir mais pratos vegetarianos são um dos meus objetivos. Acho que incluir um dia ou dois sem carne na menu semanal, deixa a vida mais leve e saudável. Comer bem + viver bem!

Bjos da Jane ^^

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: