Olá
A comida brasileira é maravilhosa! Um mix incrível de aromas e sabores que criam verdadeiras delicias culinárias. Acho fascinante, porque sério gente, amo o nosso arroz com feijão tão tradicional, mas que quando feito com amor é tudo de bom :). Portanto para hoje trago uma receita super tradicional também, o nosso amado Feijão Topeiro.
Sempre quis introduzir a soja e o grão-de-bico no cardápio aqui de casa. Já havia tido experiências não muito agradáveis com esses dois grão, mas também estava resolvida a dar uma segunda chance. Então em um final de semana, deu aquela vontade de comer feijão tropeiro. Me lembrei que havia comprado um sachê se soja pré-cozida, resolvi testar e deu super certo. Amamos! Desde então essa receita tem feito sucesso aqui em casa, e já perdi a conta de quantas vezes a repeti. Segue a receita:
Soja Tropeira
300gr de soja cozida e escorrida – comprei o sachê
50gr de bacon em cubinhos
01 linguiça calabresa fina cortada em rodelas finas.
02 ovos
100 gramas de torresmo fritinho
02 dentes de alho amassadinhos
01 colher (sopa) de óleo
01 xícara (chá) de farinha de mandioca – usei a bijuzinha, mas pode optar pela mais fininha
1/2 cebola bem picadinha
Cheiro Verde picado à gosto
Sal e pimenta à gosto
Opci0nal: 01 colher (sopa) de manteiga
Preparo:
1. Aqueça em fogo médio baixo uma panela adicione 01 colher (sopa) de óleo doure o alho e refogue a cebola, frite o bacon e a seguir coloque a linguiça em rodelas.
2. Bata os ovos em um recipiente separado tempere com sal e adicione à panela. Misture bem.
3. Acrescente os seguintes ingredientes: o torresmo, a soja e o cheiro verde. Mexa bem, coloque a farinha de mandioca aos poucos, misture tudo. Se quiser adicione a colher de manteiga para deixá-lo mais úmido. Acerte o sal e salpique a pimenta do reino moída na hora.
Minhas Dicas:
1. Eu usei uma farinha de mandioca mais grossinha, mas ela não é dura não, acho que fica mais gostoso assim. Nem parece que sou filha de baiano, meu pai gostava de farinha bem fininha kkkkk. Use a farinha que preferir, até mesmo a de milho que fica muito bom também.
2. Pode acrescentar a couve se quiser, optei…ou melhor não me lembrei de colocá-la nesse dia.
3. Para um prato vegetariano substitua a linguiça, o bacon e o torresmo por tomate picadinho, pimentão e queijo em cubinhos (coalho, tofu, provolone, meia cura…). O queijo só deve ser adicionado ao final para que não derreta.
A soja como substituta do feijão ficou maravilhosa, vale super fazer o teste. Um prato delicioso que ficou perfeito com a carne de panela, arroz branco e saladinha à parte.
Bjos da Jane ^^
Pingback: Grão de Bico Tropeiro – Trooper’s Chickpeas | Sabor de Baunilha & Cia