Bolo Xadrez – Checkerboard Cake

Olá

Já pensaram como uma imagem da internet ou de um livro pode nos intrigar a tal ponto de nos fazer reagir? Algumas das receitas postadas aqui são assim. Muitas vezes só gosto de procurar novas formas de apresentação para um prato. Gosto do novo e a rotina consegue realmente me deprimir. Meu pai me dizia que o belo sempre me atraia. Mas não somos todos assim?

Costumava encontrar esse tipo de bolo (que imita um tabuleiro de xadrez) em um supermercado aqui da minha cidade, mas isso já faz um bom tempo. Então um belo dia estava passeando pelo Pinterest e encontrei uma imagem, não só do bolo, mas também de como é feita a montagem. Decidi que tinha que faze-lo. Confesso que não olhei a receita da massa e só atentei para como conseguir esse efeito lindo. Me lembrei desse bolo de baunilha, que já havia feito para um aniversário, e decidi fazer essa massa deliciosa como base para o meu bolo xadrez. A receita do bolo vem de um blog lindo o Technicolor Kitchen, e é antiguinha mas muito deliciosa. Segue a receita:

bolo xadrez

Bolo de Xadrez

Ingredientes para o Bolo de Baunilha  e Chocolate

04 ovos inteiros

02 gemas

02 colheres (chá) de extrato ou essência de baunilha

01 + 1/4 de xícara (chá) de Buttermilk

03 xícaras (chá)de farinha de trigo para bolos – veja como fazer nas “Minhas Dicas”

1  1/2 xícara (chá) de açúcar

4  1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

01 xícara de manteiga sem sal – em temperatura ambiente

04 colher (sopa) de chocolate em pó

01 pote de doce de leite pequeno

Cobertura

01 barra de chocolate meio amargo

bolo xadrez 2

Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Prepare 02 formas redondas (20cm de diâmetro): uma untada e enfarinhada para a massa branca e a outra untada e enfarinha com chocolate em pó, para a massa escura. Não esqueça de forrar o fundo de ambas as formas com um círculo de papel manteiga. Caso tenha somente uma forma desenforme o bolo branco e prepare a forma para o bolo de chocolate.

2. Em uma tigela adicione os ovos inteiros, as gemas, a baunilha e o 1/4 de xícara de buttermilk. Misture bem com o auxílio de um batedor.

3.  Na tigela grande da batedeira coloque a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Misture. A seguir acrescente a manteiga e a 01 xícara restante do buttermilk, bata em velocidade baixa para incorporar os ingredientes e a seguir aumente para a velocidade média e bata até que a massa fique leve e cremosa.

4. Adicione aos poucos a mistura de ovos, em três turnos. Não se esqueça de raspar as bordas da tigela da batedeira.

5. Divida a massa em duas partes. Mantenha uma branca. Misture 04 colheres (sopa) de chocolate em pó bata. Leve os dois bolos ao forno a asse por 30 minutos ou até que estejam cozidos. Faça o teste do palito.

bolo xadrez 3 (1)

Montagem:

1. Retire os bolos do forno, e deixe-os esfriando por uns 15 minutos, sobre uma grade de preferência.

2. Faça os cortes no dois bolos, como está na foto acima. Intercale os bolos montando-os novamente e passe o doce de leite por dentro de cada circulo e também por cima. É ele que vai ser a “cola” entre os bolos, é i que mantê-los unidos quando cortar as fatias. Cada bolo deve ter um circulo de massa branca e de chocolate, intercaladas. Coloque um bolo sobre o outro.

3. Derreta o chocolate meio-amargo – em banho-maria ou no microondas. Cubra o bolo e leve a geladeira por umas 04 horas.

bolo xadrez 3 (2)

Minhas Dicas:

1. A Cake Flour é uma farinha especial para bolos, e já encontrada pronta. Aqui no Brasil sinceramente não sei onde achá-la, mas a receita é bem simples:

Cake Flour – Farinha Especial para Bolos:

Em cada 01 xícara de chá adicione 02 colheres (sopa) de amido de milho, complete com a farinha de trigo. Peneire,  para que elas se misturem bem e está prontinho para o uso.

2. Escolhi o doce de leite para ser a liga entre os bolos, porque ele tem uma cor neutra e não interfere no desenho xadrez. Você pode utilizar outro tipo de liga como geleias, brigadeiro e etc.

3. Esse bolo é bem grande podendo ser dividido até em três partes. Optei por duas para que o xadrez ficasse mais bonito. Também é um bolo um pouca mais consistente e firme, o que é ideal para esse tipo de  montagem.

Sem palavras…Ficou demais!

Bjos da Jane ^^

Enhanced by Zemanta
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: