Frango Com Laranja e Alho Poró – Chicken With Orange and Leek

Olá

Já alguns dias antes de sair de casa separei duas coxas/sobrecoxas do pacote, porque estava com vontade de fazer frango Cajun. Quando retornei mudei meus planos e junto com o arroz de festa à grega fiz esse frango com suco de laranja e alho poró. As vezes algumas ideias surgem na hora e acabam se tornando receitinhas deliciosas. Essa foi uma delas, o frango ficou super macio e desmanchando. Muito bom mesmo!

Já havia feito molho de laranja para acompanhar carnes assadas, mas foi a primeira vez que resolvi cozinhar o frango no suco de laranja. Devo avisar que o sabor fica agridoce e caso não goste, retire o açúcar mascavo da receita. Prato super simples e com um sabor pra lá de especial! Segue a receita:

frango c laranja poró 1

Frango Com Laranja e Alho Poró

Rendimento 02 porções (aqui em casa dá para três, porque minha mãe não come muita carne, a não ser que seja churrasco rsrsrsrsrs)

02 coxas/sobrecoxas de frango

sal e pimenta do reino à gosto

01 dente de alho amassadinho

02 colheres (sopa) de óleo – pode substituir por azeite

Suco de laranja – aproximadamente 100ml

01 colher (sopa) rasa de açúcar mascavo

1/2 talo de alho poró cortado em rodelas finas

Cheiro verde à gosto

200 ml de água – dividido

frango c laranja poró 2

Preparo:

1. Limpe o frango retirando o excesso de pele e tempere com sal, pimenta e o alho amassadinho. Reserve.

2. Em uma panela aqueça o óleo e adicione o açúcar mascavo. Mexa bem e só então coloque o frango. Comece a selar os pedaços de frango por 02-03 minutos de cada lado.

3. Acrescente o suco de laranja e 100ml de água, misture e deixe cozinhar, por 15 minutos.

4. Verifique se o frango está bem cozido e macio e se necessário adicione o restante da água, para completar o cozimento da carne. É imprescindível que sobre o caldo do cozimento do frango, porque é nele que vamos refogar o alho poró.

5. Com o frango cozido, retire-o da panela e reserve. No caldo que sobrou, adicione as rodelas de alho poró e refogue-as por 03 minutos. Nesse processo o caldo vai reduzir e espessar um pouco. Esse processo tem que ser feito com uma certa rapidez para que o frango não esfrie.

6. Coloque os pedaços de frango em uma travessa (no meu caso optei por uma tábua de madeira) e por cima as rodelas de alho poró, junto com um pouco do molho. Finalize com cheiro verde picadinho. O restante do molho sirva à parte em uma molheira. Acompanhe com arroz branco ou à grega.

arroz a grega 4

Minhas Dicas:

1. Esse prato me surpreendeu porque ficou muito saboroso, e nada complicado de fazer.

2. Uma dica que gostaria de deixar é que antes de iniciar qualquer receita separe e prepare todos os ingredientes antes de começar o cozimento propriamente dito. Para esse almoço de sábado por exemplo, piquei todos os legumes  antes, espremi a laranja e deixei todos os ingrediente medidos e separados em tigelinhas de vidro, enfim organizei minha bancada de trabalho com tudo o que iria precisar.

Caso sua bancada seja sua pia ou mesa vale super fazer isso. Evita aquela correria de pegar os ingredientes na geladeira ou armário, enquanto a comida corre o risco de passar do ponto, esfriar e até queimar. Além do mais dá uma sensação legal de que estamos em um programa de culinária kkkkkk.

3. Literalmente rasguei os pedacinhos de frango, servi em lascas e ficou divino. Na realidade esse frango é que foi o acompanhamento do arroz a grega e não decepcionou.

Receita super fácil e deliciosa, e que ao mesmo tempo é charmosa e surpreende pelo paladar. Amei e com certeza vou repetir!

Bjos da Jane ^^

Enhanced by Zemanta
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: