Torta de Maçã Francesa – French Apple Pie

Olá

Há dias em que o tempo está nublado com bastante chuva quase todo fim de tarde. Em dias assim, o calor do verão dá uma folga e o tempo fica bem fresquinho, não é exatamente frio, mas dá uma vontade de comer algo mais quentinho e aconchegante. Todas as semanas gosto de postar algum doce, afinal a vida pede uma doçura para atenuar aqueles dias que insistem em ser amargos. Torta de maçã é uma comida confortável e de tanto assistir desenhos animados que tinham essa sobremesa, não descansei até aprender a fazer uma.

A receita de hoje peguei, há um bom tempo, assistindo um programa de viagens. A repórter foi até o interior da França, e passou por várias casas experimentando comidas tradicionais do interior idílico francês. Não era um programa culinário e não disponibilizava as medidas, portanto anotei algumas receitas baseadas apenas no olhômetro. E devo dizer que todas as três que consegui anotar são maravilhosas: Pão Condimentado (que mais parece um bolo), o Bolinho de Chocolate e a Torta de Maçã.

A massa da receita original é composta por 03 ingredientes: manteiga, farinha e água só para dar consistência, tudo sem medidas apenas no olho, bem simples. Optei por fazer uma outra massa, que é mais gostosa e tem as medidas exatas. Essa eu descobri também há algum tempo, não me lembro mais aonde, só sei que é da padaria Bella Paulista, em São Paulo. Segue a receita:

torta de maçã 3

Torta De Maçã Francesa

Rendimento 04-05 porções

Ingredientes da Massa

01 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de manteiga – para esse tipo de massa sempre uso manteiga sem sal ou culinária.

1/4 de xícara (chá) de açúcar

01 gema

01 colher (café) de fermento em pó

Ingredientes para o Recheio

04 maçãs vermelhas limpas e fatiadas sem casca – dessa vez usei apenas 03 nacionais e cortei em cubos.

02 ovos

Açúcar à gosto

250ml de creme de leite fresco

Canela à gosto

torta de maçã 2

Preparo da Massa:

1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela misture a farinha, a manteiga, o açúcar, a gema e o fermento. Sove com as mãos até que a massa fique lisa, homogênea e não grude nas mãos. Se ficar grudenta adicione farinha aos poucos até obter o ponto correto (ver imagem 1 e 2). Caso fique dura adicione manteiga aos poucos, amasse até obter a textura adequada.

2. Forre uma forma de torta, ou uma forma de fundo falso (15 ou 17 cm de diâmetro), com a massa. Não esqueça as laterais, faça alguns furos no fundo com um garfo e reserve.

Preparo do Recheio e Montagem:

1. Em uma tigela bata os dois ovos e o creme de leite fresco. Adoce à gosto com o açúcar e finalize misturando canela em pó também à gosto.

2. Sobre a massa, acomode as fatias de maçã formando um leque (no meu caso acomodei cubinhos de maçã) e por cima derrame o recheio. Se quiser adicione mais um pouco de canela.

3. Leve ao forno, já previamente aquecido, por aproximadamente trinta minutos. Use um palito para saber se o recheio já está bem cozido. Sirva quente. Pode acompanhá-la com uma bola de sorvete de creme.

 

Minhas Dicas:

1. Usei nessa receita 03 maçãs vermelhas nacionais e cortei em cubinhos, porque não tinha mais. O ideal é usar 04 maçãs argentinas ou 05-06 nacionais cortadas em fatias finas e acomodadas em leque.

2. Essa forma, evidentemente, não tem fundo falso e é um pouco maior do que a recomendada, portanto dobrei a receita de massa e com o restinho fiz duas tartaletes. Infelizmente não deu tempo de tirar fotos 😦 . Caso você use uma forma grande de fundo falso, também tem que dobrar a receita da massa, já se você tem uma forma padrão de torta (eu tenho uma antiaderente), não é necessário.

3. Esse é um doce que dever ser servido quente e fica maravilhoso com uma bola de sorvete. Nesse caso funciona bem como uma sobremesa para um jantar, por exemplo.  Servi no lanche da tarde com chocolate e chá quentinhos. Caso sobre alguns pedaços, pode aquecer no micro-ondas que fica bem bom. Eu gosto dela de qualquer jeito. ^^

4. Não utilizei um rolo para abrir a massa, fui simplesmente acomodando-a com os dedos.

Receita deliciosa e prática. Um carinho nos dias mais chuvosos e perfeita para quem ama cozinha com cheiro de maçã, canela e afeto!

Bjos da Jane 🙂

Enhanced by Zemanta
Advertisements

3 thoughts on “Torta de Maçã Francesa – French Apple Pie

  1. Pingback: Torta de Limão Siciliano – Sicilian Lemon Pie | Sabor de Baunilha & Cia

  2. Pingback: 2015 Mais Doce: Torta de Maçã – Sweet 2015: Apple Pie | Sabor de Baunilha & Cia

  3. Pingback: Torta Mousse de Chocolate – Chocolate Mousse Pie | Sabor de Baunilha & Cia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: