Boeuf Bourguignon – Julie & Julia

Olá

Meryl Streep é uma das atrizes que mais me encantam, gosto muito mesmo dela e em geral adoro seus filmes. Há algumas semanas a insônia me pegou de jeito, o que não é muito comum graças a Deus. Recostada na minha cama resolvi ligar a TV estava começando o filme Julie & Julia. É claro que já havia assistido o filme, mas não resisti e só consegui dormir depois de vê-lo novamente.

Confesso minha ignorância, pois só conheci Julia Child após assistir o filme pela primeira vez  na época do lançamento. Acho a história encantadora e mostra de forma absolutamente deliciosa a arte da culinária. Me divirto quando Julia corta tantas cebolas, que seu marido chora somente ao entrar na cozinha. Uma forma de mostrar aos homens do Le Cordon Bleu, que ela também era capaz. Ou quando Julie falta ao trabalho para preparar um Boeuf Bourguignon. Um filme delicioso!

Foi após assistir esse filme novamente, que decidi procurar e executar essa receita francesa. E confesso que ficou maravilhoso! Gostaria de explicar que fiz uma mistura entre a receita que a Julia fazia, com a da Isadora do Gastronomismo e algumas outras que encontrei. Segue a receita:

2053

Boeuf Bourguignon

Rendimento 03 porções

500gr  de carne mais firme – usei paleta em uma quantidade um pouco maior cerca de 700gr

150g de bacon picado em tirinhas

01 cebola cortada em rodelas finas

01 colher (sopa) de farinha de trigo

02 taças de vinho tinto

01 cenoura cortadas em cubos médios

02 dentes de alho picados

01 colher (sopa) de extrato de tomate

01 bouquet garni (manjericão, alecrim, manjerona, tomilho e louro amarrados com barbante)

sal e pimenta do reino a gosto à gosto

salsinha picada

Ingredientes  Para o Preparo dos Cogumelos e da Cebola

01 colher (sopa) de manteiga

01 colher (sopa) de azeite

02 cebolas cortadas em cubos grandes – o ideal é que sejam aquelas cebolinhas que se usa para fazer conserva, infelizmente me esqueci de comprá-las

1/2 taça de vinho tinto

100g de cogumelos – usei champignon em conserva

sal e pimenta-do-reino a gosto

BOEUF BOURGUIGNON 1Preparo

1. Corte a carne em cubos grandes e tempere com sal e pimenta.Seque bem cada cubo de carne com papel toalha.

2. Aqueça uma panela, de preferência de ferro (usei uma grande de barro), em fogo alto até quase fumegar. Frite o bacon até que solte a sua gordura e fique douradinho. Retire o bacon da panela e reserve. Não despreze a gordura que se soltou dele, porque ela será usada para selar os cubos de carne.

3. Sele os cubos de carne – aproximadamente um minuto de cada lado, em fogo alto. ATENÇÃO: não ponha tudo de uma vez, e sim de três a quatro pedaços por vez, para que não esfrie a panela. Reserve os pedaços selados junto com bacon.

4. Aproveite o queimadinho ficou no fundo da panela, e refogue a cebola por cerca de 5 minutos, até que fique dourada. Em seguida acrescente a farinha de trigo, deixe cozinhar por mais um minuto. Adicione o vinho, e misture bem, inclusive raspando o fundo da panela para que não se formem grumos de farinha.

5. Coloque a carne e o bacon na panela e adicionar a cenoura, o alho e o extrato de tomate. Monte o bouquet garni e coloque junto com a carne. Tampe, abaixe o fogo. Deixe cozinhar por cerca de duas a três horas, até que a carne fique macia o suficiente para que um garfo a penetre com facilidade.

6. ATENÇÃO: verifique a panela com frequência  para que o caldo não seque. Adicione água quando necessário. E ao final retire o bouquet garni.

Preparo dos Cogumelos e da Cebola

1. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga no azeite. Coloque as cebolas em cubos e cozinhe mexendo sempre até dourar.

2.  Adicione o vinho sobre as cebolas e deixe cozinhar até quase secar, aproximadamente 20 minutos.

3. Em seguida junte os cogumelos e tampe a panela. Cozinhe até que os cogumelos fiquem macios e o molho levemente espesso. Tempere com sal e pimenta e reserve.

4. Adicione os cogumelos e a cebola amanteigados à carne e finalize com bastante cebolinha picada. Sirva acompanhado de arroz branco ou purê de batatas.

BOEUF BOURGUIGNON 2

Minhas Dicas:

1. Uma coisa prática dessa receita é que ela não vai ao forno, como a da Julia Child. O que facilita, pois nem todo mundo tem uma Le Creuset. Utilizei uma panela de barro ao invés de uma ferro, como foi a sugestão da Isadora, porque não tinha uma ferro que comportasse essa receita.

2. Servi com arroz e com pão francês fresco, cortado em fatias. Sabe o molho fica tão bom, que pãozinho é imprescindível.

3. O meu tempo de cozimento foi de mais ou menos 2 horas. É claro que esse tempo varia dependendo do corte de carne que você utilizar.

4. Como optei por servir fora da panela, retirei a carne, o bacon e os legumes (cebola, cogumelos, cenoura) com uma escumadeira, e os acomodei em uma travessa funda. Coei e aqueci o caldo mais um pouco e derramei sobre a carne. Finalizei com bastante salsinha e cheiro verde picadinho.

BOEUF BOURGUIGNON 3

Ficou delicioso! Todo mundo aprovou e repetiu ;).

Bjos da Jane ^^Enhanced by Zemanta

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: