Moqueca de Peixe, Saudades Painho – Fish Stew

Olá

Os últimos dias têm sido bem quentes e ensolarados mesmo, e é muito bom ficar um tempo na piscina rsrsrsrs. Não sei se já contei para vocês, mas meu pai era baiano do sul da Bahia, aliás meus genes são bem misturados. Pai baiano, mãe carioca e descendente de espanhóis, eu nasci no coração do Brasil (minha linda Goiânia) e cresci no interior do estado de São Paulo. Tudo junto e misturado, mas de um jeito muito gostoso.

A culinária aqui em casa sempre foi muito rica e diversa, creio que devido a essa mistura de origens, de pedaços do Brasil. Fui a Bahia várias vezes e o lugar que mais gosto é Itacaré, no litoral. Praias lindas e limpas, culinária deliciosa, um paraíso. Quando se está em solo baiano é imprescindível comer um autêntica moqueca de peixe com camarão, ou moqueca de lagosta. Delícia da vida!

Moqueca combina com praia e com calor e também combina com meu amado pai, que já partiu…

Fiz essa moqueca de peixe bem simples (minha mãe faz a completa e fica maravilhosa), ficou saborosa e prática. Descobri um molho pronto, que já vem com o dendê e leite de coco, o sabor é gostoso e suave. Segue a receita:

moqueca baiana 1

Moqueca de Peixe

Rendimento 4  porções

1kg de surubim(pintado) cortado em postas

suco de 01 limão

02 dentes de alho amassados

sal e pimenta à gosto

01 sachê (340ml) de molho para moqueca pronto

01 cebola grande cortada em rodelas

02 tomates cortados em rodelas (tem que estar maduros)

01 pimentão verde cortado em rodelas

01 vidro (200ml) de leite de coco

cebolinha e coentro picadinhos à gosto

Azeite ou óleo vegetal

Água – opcional

moqueca de peixePreparo

1. Lave bem as postas de peixe e tempere com sal, alho, suco de limão e pimenta do reino. Deixe marinar por uns 30 minutos.

2. Em uma frigideira aquecida com azeite ou óleo vegetal sele as postas de surubim, por cerca de 01 minuto de cada lado. Coloque em uma travessa e reserve.

3. Aqueça uma panela com mais um pouco de azeite e coloque o sachê de molho pronto. Acomode as postas de peixe, por cima. Se achar necessário adicione um pouquinho de água.

4. Por cima do peixe faça camadas com a cebola, o pimentão e o tomate. Regue com o leite de coco, e corrija o sal. Deixe cozinhar de 15-20  minutos. Não mexa, porque  o peixe pode desmanchar.

5. Acomode a moqueca em uma travessa funda e salpique o coentro e a cebolinha picadinhos. Eu servi com purê de batatas e vinagrete de banana.

♥♥♥♥♥♥

Minhas Dicas:

1. Utilizei o surubim, ou pintado, que é um peixe de couro e de água doce, muito comum na região em que vivo. Mas a moqueca é feita em geral com robalo, badejo ou cação. É claro que há uma diferença no sabor entre um peixe de água doce para um de água salgada. Acho que com um peixe de água doce fica mais suave.

2. Esse molho pronto (isso não é propaganda), é muito gostoso e o sabor do prato fica bem mais suave e leve. É legal para quem gosta da culinária baiana, mas não se dá muito bem com os temperos mais fortes. Ou seja, dá para matar a vontade de comer uma moqueca.

3.Optei por acrescentar o leite de coco a mais, embora conste no molho, porque gosto do sabor e do cheiro mais acentuado. Embora não falte azeite de dendê em casa, não sou a muito aficionada a ele, então não coloquei a mais.

4. Sei que algumas pessoas podem achar que essa receita não é verdadeira, mas essa é apenas um jeito de fazer um prato delicioso. Qualquer dia desses pedirei para minha mãe fazer a receita que ela aprendeu com parentes nossos de Ilhéus, só para comparar.

5. Gente ficou bom demais, o sabor suave e leve. Você pode servir com arroz branco, arroz de coco, farofinha de dendê, ente outros. Optei pelo purê e pelo azedinho do vinagrete de banana.

moqueca baiana 3

Delicinha que me lembra palmeiras e mar…É bom sonhar, né?

Bjos da Jane ^^

Só porque é bonito:

Enhanced by Zemanta
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: