Mil Dias em Veneza: Espaguete com Manteiga Aromatizada – A Thousand Day In Venice: Spaghetti With Butter Flavored

Olá

Já confessei a vocês que sou uma leitora compulsiva, e em muitos desses livros acabo encontrando receitas maravilhosas que saltam das páginas para a vida real, e que acabam fazendo parte da minha cozinha e da minha vida. Assim aconteceu com as receitas do livro de hoje, já fiz várias que constam no final dele.

Mil-dias-em-Veneza

Mil Dias em Veneza é um livro apaixonante, comprei-o em junho de 2011 e já devo ter lido umas três vezes. A história de amor, real, entre Marlena e seu italiano Fernando, é linda e surpreendente. Ela nos coloca dentro de um relacionamento entre duas pessoas de meia idade, de culturas totalmente diferentes, e ainda assim absolutamente apaixonadas uma pela outra.

Além disso, o livro trata da paixão da autora pelo cozinha, afinal como ela mesma fiz é uma cozinheira. Sério gente, dá pra sentir os aromas e até o sabor dos pratos preparados por ela. Uma narrativa saborosa!

A receita de hoje, não se encontra entre as outras no final do livro. Acontece depois de um jantar preparado por Fernando para Marlena. Três horas depois de comer a massa preparado por ele, ela ainda continua com fome. Então, na surdina, enquanto ele dorme ela prepara 500gr desse espaguete na manteiga aromatizada com algumas gotas de vinagre balsâmico.

Infelizmente o meu vinagre não tem 25 anos, mas devo dizer que a receita é muito boa. Gosto de prepará-la naquelas noites em que o cansaço pede passagem e tudo que mais quero é algo saboroso, que satisfaça até o paladar mais exigente e que dê umas sensação de conforto e aconchego. Segue a receita:

mil dias em veneza 1

Espaguete Com Manteiga Aromatizada em Vinagre Balsâmico

Rendimento 2 porções(bem generosas)

500gr de espaguete

150-200gr de manteiga

Gotas de vinagre balsâmico – à vontade

sal e pimenta

folhinhas de manjericão ou cebolinha picadinhas

Bastante parmesão ralado na hora

 

Preparo:

1. Em uma panela grande ou espagueteira coloque água para ferver, na quantidade sugerida na embalagem do macarrão. Quando levantar fervura, coloque um punhado generoso de sal e só, nada de óleo ou azeite. Cozinhe até a massa ficar al dente ou no ponto. Faça o teste do azulejo, jogue um fio de massa na parede, se escorrer está perfeita. Não pode cair ou grudar. Reserve.

2. Aqueça uma outra panela e adicione um fio de azeite e a seguir coloque a manteiga. O azeite serve para não correr o risco da manteiga queimar. Coloque algumas gotas de balsâmico, o equivalente a duas colheres de sopa aproximadamente e deixe derreter.

3. Escorra o macarrão e o coloque no molho sedoso de manteiga aromatizada. Misture bem, tempere com sal, com pimenta do reino moída na hora e as folhinhas de manjericão. Rale bastante parmesão e misture mais uma vez. Rale mais parmesão por cima e está pronto para servir!

mil dias em veneza 3

Minhas dicas:

1. Adicionei as folhinhas verdes, que não constam na receita original e também já fiz com alho picadinho. Porém só a manteiga com o balsâmico fica mais gostoso!

2. O relato dessa receita está no capítulo 8 e vai das páginas 91-103. É interessante ler tudo, para que possa entender o contexto, e a forma como a comida também pode traduzir sentimentos e nos levar a profundas reflexões.

3. Quero deixar claro que esse é o meu jeito de fazer, a Marlena não coloca a medida dos demais ingredientes, somente do macarrão. A quantidade dos outros itens são meramente uma suposição minha, de como seria esse molho de manteiga com vinagre balsâmico.

4. Prato pra comer de joelhos. Delicioso!

Bjos da Jane ^^

Advertisements

One thought on “Mil Dias em Veneza: Espaguete com Manteiga Aromatizada – A Thousand Day In Venice: Spaghetti With Butter Flavored

  1. Pingback: Cardápio de Páscoa 2014 – Easter Menu | Sabor de Baunilha & Cia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: