Olá
As saladas estão se tornando uma nova paixão na minha vida. Antes, confesso que não curtia muito, sempre gostei de vagem e cenoura, mas não muito de folhas. Creio que o nosso paladar com o passar dos anos ou fica menos seletivo ou mais apurado, e também mais aberto a novos sabores e texturas. A receita de hoje encontrei já faz algum tempo e também não me lembro aonde, please me perdoem!
Essa salada é muito gostosa e charmosa, apesar da execução ser bastante simples. As nozes caramelizadas deixam tudo mais crocante e o doce suaviza o sabor ácido orgânico da maçã. Infelizmente minha maçã verde estava toda estragada, então optei por fazer com a maçã vermelha nacional e ficou bom também.
Prato gostoso e bonito que sempre faz sucesso aqui em casa e que dessa vez foi a entrada perfeita para o Chester de Natal! Segue a receita:
Salada Verde de Nozes e Maçã
Rendimento 3 a 4 porções
01 maçã verde – pode usar também a nacional ou a argentina
suco de 1/2 limão
pimenta do reino moída na hora – de preferência
01 xícara de nozes
02 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sopa) de manteiga
Alface americana
Queijo gorgonzola partido em pedacinhos, à vontade
Molho da Salada
1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
02 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
03 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta
Preparo
1. Prepare o molho da salada. Em uma tigela adicione todos os ingredientes em sequência: a mostarda, o vinagre balsâmico, o azeite e tempere com sal e pimenta. Misture bem até homogeneizar todos os ingredientes. Reserve na geladeira.
2. Aqueça uma panela e coloque o açúcar, cozinhe até adquirir uma cor de caramelo, adicione a manteiga deixe derreter, mexendo sempre. Quando se formarem as bolhas acrescente as nozes, mexa bem para misturar. Coloque em uma tábua de corte, ou no meu caso sobre a bancada de pedra. Espere esfriar e depois quebre-as em pedacinhos com o auxilio de uma faca. Reserve.
3. E uma vasilha pique a maçã em cubos(mantenha a casca) e misture o suco de limão para que ela não escureça. Por fim tempere com a pimenta do reino moída. Reserve.
4. Lave bem as folhas de alface e rasgue-as. Deixe separadas.
Montagem
1. Em uma saladeira espalhe o molhos. É isso mesmo, tempere a saladeira e não as folhas.
2. Acomode as folhas, adicione as nozes e a maçã. Misture bem. Decore com os pedacinhos de gorgonzola. Sirva imediatamente.
Minhas dicas
1. O ideal desse tipo de salada é que ela seja montada minutos antes de ir a mesa. Porque assim, os ingredientes manterão a textura e a crocância, ou seja o frescor e o sabor de cada item.
2. Você pode também utilizar lascas de parmesão, no lugar do gorgonzola. Já fiz com ambos e apesar da diferença dos sabores fica bem gostoso.
3. Não tem mostarda Dijon? Não se desespere use a comum amarela.
4. No lugar da maçã verde, que estava estragada, utilizei duas maçãs nacionais.
5. Essa salada é a entrada perfeita para carnes assadas, aves e peixes. Além de encher os olhos tem um sabor requintado e delicioso!
Bjos da Jane^^
Pingback: Cardápio de Páscoa 2014 – Easter Menu | Sabor de Baunilha & Cia