Pernil de Porco ao Mel – Ham Pork with Honey

Olá

Dia de domingo sempre é de comida especial, mesmo ainda estando com um pouco de dor de ouvido resolvi me levantar e servir uma refeição bem gostosa para o nosso almoço. Não queria nada muito elaborado, e nem complicado e para isso sempre apelo para os ingredientes indispensáveis na minha cozinha.

Sempre que faço carne de porco costumo pincelar com mel puro, gosto do sabor agridoce e além disso a cor fica muito bonita. Para acompanhamento escolhi cenouras baby e vagem refogadas ligeiramente com pedacinhos de bacon crocante. Também servi arroz Jasmim ou arroz Thai, ele é parecido com o Basmati, tem um aroma maravilho além de ser muito saboroso. Segue a receita:

pernil e jasmim3

Pernil de Porco ao Mel

1.200kg de pernil de porco com osso – comprei uma fatia grossa de pernil

sal e pimenta do reino à gosto

03 dentes de alho amassados

suco de 01 limão

Gotinhas de molho de pimenta Chiplote

Para Pincelar

1/2 xícara (chá) de mel

1/4 xícara (chá) de vinagre de maçã

 

Preparo:

1. Tempere a carne com o sal, pimenta, alho, o limão e as gotinhas de molho de pimenta Chiplote. Reserve por 01 a 02 horas.

2. Aqueça uma panela com 03 colheres (sopa) de óleo e coloque a fatia de pernil. Deixe gratinar dos dos lados, por alguns minutos. Cubra com água e deixe ferventar. Esse processo vai durar por cerca de 30 a 40 minutos até o caldo reduzir.

3. Transfira o pernil para uma forma, coloque o restante do caldo em volta e pincele por cima metade da mistura de mel com vinagre. Leve ao forno pré-aquecido 220°, para dourar,  por uns 35 minutos. Quando estiver douradinho, pincele o restante do mel com vinagre e deixe por mais 10 minutos.

pernil e jasmim2

Acompanhamento 1

Arroz Jasmim

Super simples! Cozinhe o arroz normalmente, com você esta acostumado. Gosto de fazer com uns dois dentes de alho amassados e cebola bem picadinha. Bom demais um arroz branquinho aromatizado, super delícia!

 

 

Acompanhamento 2

Vagem e Cenoura Baby  com Bacon

150gr de vagens cortadas ao meio

150gr de cenouras baby

50gr de bacon cortado em cubinhos

sal e pimenta do reino à gosto

02 dentes de alho picadinhos

Azeite à gosto

 

Preparo

1. Aqueça uma panela e acrescente o bacon, deixe fritar até soltar a gordura e ficar crocante. Coloque o alho picadinho e deixe dourar.

2. Adicione a vagem, e deixe refogar um pouco, por uns 02 minutos. A seguir coloque as cenouras baby ainda congeladas, e deixe cozinhar mais um pouco, 05 minutos aproximadamente. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. O ideal é que os vegetais fiquem firmes, crocantes e não molengas. Portanto, cuidado para não cozinhar demais.

perni e jasmim 5

Além de acompanhar a carne com os vegetais e o arroz, fiz também torradinhas de uns pãezinhos de hambúrguer caseiro que fiz esse fim de semana…isso é para uma próxima receita. Cortei em fatias e passei uma camada fina de manteiga dos dois lados, por cima salpiquei açúcar cristal e levei para dourar no forno, até ficarem crocantes. O resultado foi que ficaram bem gostosas e ligeiramente adocicadas!

Minhas Dicas:

1. Aqui em casa somo em três, no máximo 04 pessoas almoçando num dia normal, num final de semana comum, por isso nas minha receitas os ingredientes não são em uma quantidade grande. Mas lembre-se de que tudo pode ser adaptável.

2. Sei que para muitos pode parecer preguiça não ter sempre legumes frescos. Porém, moro numa região muito quente, onde ingredientes correm o risco podem perecer com rapidez, portanto é preciso cuidado na hora de comprar, para que tudo seja aproveitado e consumido, e nada desperdiçado. Faço muito uso de vegetais congelados como essas cenourinhas, que procuro não deixar faltar, assim como brócolis, couve flor, ervilha e tudo o que consigo encontrar por aqui. Já me salvaram mais vezes do que posso contar. Amo muito mesmo!

4. Não me matem os chefs de plantão, pois sei que o arroz Jasmim tem um jeito próprio de ser cozido. Já fiz várias vezes da forma correta que é sem tempero, mas assim fica muito bom também, tenho dito!

5. Experimentem a pimenta Chiplote, muito gostosa e ligeiramente defumada. Muito amor!

6. Essa foi a primeira vez que fiz essa mistura de mel e vinagre de maçã, em geral uso mel puro para pincelar. Dica maravilhosa que veio lá do Gastronomismo. Ficou muito gostoso e não, não ficou doce. Embora aqui em casa gostamos muito de comida agridoce.

Ps.: Só para arrematar esse post enorme…

perni e jasmim 6

Aceitam de sobremesa um sorvetinho de bombom?

Bjos da Jane ^^

Advertisements

One thought on “Pernil de Porco ao Mel – Ham Pork with Honey

  1. Pingback: Cardápio de Páscoa 2014 – Easter Menu | Sabor de Baunilha & Cia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: