Escabeche de Frango – Chicken Escabeche

Olá

Quero compartilhar com vocês algo, sou uma leitora quase obsessiva. Amo ler, e ler de tudo, romances, tratados, artigos, jornais, livros técnicos…enfim tudo mesmo. Também sou muito apaixonada por cinema. Sendo assim,muitas vezes minha cozinha vive do que descubro na leitura e no cinema. Dito isto, a confecção desse prato surgiu do desejo de provar algo novo, pelo menos para mim, e leve.

Já faz algum tempo que lendo um romance maravilhoso da Lisa Kleypas, me deparei com o nome desse prato. É claro que já tinha ouvido falar, mas foi através desse livro que senti um desejo irresistível de prová-lo e desde então ele passou a fazer parte do cardápio aqui de casa.

Há alguns dias resolvi prepará-lo novamente, aproveitando a oportunidade para fotografar o prato para vocês.

Sinceramente não me lembro mais em que lugar peguei essa receita, porque não foi em um somente. Li várias receitas e misturei de tudo um pouco, e cheguei nesse modo de preparo, que não difere tanto do tradicional. O escabeche tem sua origem na culinária portuguesa e espanhola e sua base é uma marinada no vinagre.

DSCF0831

Segue a receita:

Escabeche de Frango

01 peito de frango cortado em filezinhos finos – aproximadamente 900 gr a 01 kg

1/2 xícara (chá) de azeite

01 cenoura média cortada em rodelas finas

02 cebolas médias cortadas em rodelas finas

02 dentes de alho bem picadinhos

01 pimentão verde cortado em tiras

02 tomates picados sem pele e sem sementes

01 xícara (chá) de vinagre de vinho branco ou tinto

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

cheiro verde picadinho à gosto

01 folha de louro

DSCF08282222

Preparo:

1. Comece temperando o frango com sal e pimenta do reino, moída na hora. Acrescente metade do vinagre (1/2 xícara) e deixe marinar por algumas horas, até mesmo de um dia para o outro.

2. Em uma panela adicione metade do azeite e doure os filezinhos de frango. Coloque em uma travessa e reserve.

3. Utilizando essa mesma panela continue o preparo do prato, coloque o restante do azeite doure o alho e a seguir refogue a cebola. Acrescente a cenoura, o louro e a 1/2 xícara de vinagre. Nesse momento gosto de deixar cozinhar ao menos 5 minutos, já que a cenoura tem uma consistência mais firme do que os demais ingredientes. Após esse tempo junte o tomate e o pimentão. Adicione o sal e deixe cozinhar por 15-20 minutos em fogo baixo. Ao final não esqueça de retirar o louro.

4. Coloque o molho sobre o frango que está na travessa. Você também pode alternar camadas de frango e molho. Salpique o cheiro verde picadinho.

Pode servir imediatamente, como faço normalmente aqui em casa, porque sempre tem alguém para me apressar…morrendo de fome. Ou pode deixar esfriar na geladeira. Das duas formas fica gostoso.

Acompanhamento:

Batatas e vagens salteadas na manteiga temperadas com sal, pimenta moída e cheiro verde picadinho. Muffin English amanteigado.

Minhas dicas:

1. Você pode fazer a marinada de um dia para o outro, temperando o frango à noite, como também pode fazer no mesmo dias. Deixando penetrar o tempero por 1 ou 2 horas. Dos dois jeitos fica bom, devendo-se levar em consideração que o tempero vai ficar mais destacado quanto maior for o tempo em que a carne permanecer nele.

2. Quanto a quantidade que eu passei de cebola e pimentão, pode aumentar um pouco de acordo com seu gosto. Aqui em casa tem pessoas que não apreciam muito o pimentão, então sempre reduzo a quantidade. Mas você pode utilizar pimentão vermelho e amarelo, além do verde que vai ficar um colorido bem bonito no seu prato.

3. Acompanhe com legumes cozidos no vapor e salteados na manteiga, com fiz. Sirva também com pãezinhos, muffins, pão sírio, torradinhas…

4. Finalmente essa é uma das poucas maneiras em que consigo comer cebola cozida. Não me levem a mal, pois eu gosto bastante do sabor que ela traz para os pratos, mas sempre tive aflição de mastigá-la. Mas assim cozida no vinagre fica muito bom mesmo!

 

Ps.: A outra forma de comer cebola que eu gosto é no Cheddar McMelt….rsrsrsrsrsrs

 

Bjos, Kisses, Besos da Jane

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

%d bloggers like this: