Caesar Salad com filezinhos de fraldinha assada

Olá

No domingo fizemos um churrasco aqui em casa, então sobraram alguns pedaços de fraldinha, comecei a pensar em que tipo de prato eu poderia fazer com essa carne para a segunda-feira. Acho que sempre devemos aproveitar o máximo possível dos alimentos.

Se vocês abrirem meu freezer sempre vão encontrar frutas congeladas para fazer smoothie, caldos de carne, frango ou legumes, que sobraram do cozimento de algum prato, dentre outras coisas.

Portanto, como uma vez por semana costumo servir uma salada, dessa vez pensei em fazer um prato que gosto muito do Applebee’s, ou pelo menos a minha versão do “Steakhouse Caesar Salad”. Este prato tem a leveza da salada acrescida da proteína da carne, porque aqui em casa somos carnívoros mesmo.

A receita da salada veio de um canal do Youtube, que eu amo o Gastronomismo, deliciosamente apresentado pela Isadora Becker. A receita é simples e gostosa. Essa também é uma salada que eu tenho certeza de que vocês vão gostar!

Salada Caesar

Salada Caesar

Segue a receita:

Ingredientes:
1 dente de alho
2 filetes de anchova em conserva
4 colheres (sopa) de parmesão ralado
2 colheres (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de iogurte natural
suco de 1\2 limão
2 fatias de pão
sal
pimenta preta
azeite de oliva
alface americana

Modo de Preparo:
Picar bem o alho com a anchova e fritar os dois em azeite oliva por 1 ou 2 minutos, só até começar a dourar o alho. Colocar em uma tigela e adicionar o queijo ralado, a maionese, o iogurte e o suco de limão. Temperar com pimenta, provar para acertar o sal e reservar. Cortar as fatias de pão em cubinhos pequenos, regar com azeite de oliva e temperar com sal e pimenta. Levar à frigideira em fogo médio até que o pão fique sequinho e crocante.

Ps.: escrevi na integra como está no site Gastronomismo e fiz o molho exatamente do mesmo jeito. Minha alteração foi na hora de fazer os croutons, acrescentei 1/2 colher de sopa de manteiga.

Com a alface lavada,  o molho e os croutons em tigelas separadas, reservei tudo.

Somente monte a salada na hora de servir, caso contrário tanto a alface quanto o pão vão murchar.

Coloquei um pouco de óleo em uma frigideira, só um pouquinho mesmo, para aquecer. A carne eu já tinha cortado em tiras mais grossinhas e ali eu dei uma aquecida nela – lembrando que ela já estava assada. A fraldinha é uma carne suculenta e macia. Então se você fizer com uma carne já cozida como a minha, tome para não resseca-la.

Isto posto, procedi com a montagem do prato.

Em uma travessa grande coloquei a alface e o molho, misturei bem até abranger todas as folhas. Por cima espalhei os croutons e acomodei as tiras de carne. Você pode servir com pão de alho e acrescentar um pouco mais de queijo ralado.

Minha dica:

Que os chefs de cozinha não me matem, mas fiz uma outra versão do molho para testar. Como sei que às vezes é complicado encontrar os filetes de anchova em conserva, resolvi fazer uma outra versão do molho com um filezinho de sardinha conservada em óleo, e ficou bem gostoso também. Fica a dica!

Bon appetit!

Bjos

Leave a Reply

Make My Day Creative

Exploring things crafty, crochet, and beyond

Torrada Torrada

para não torrar mais.

Cookin' the life

Repostería, cocina, comida y amor.

ice cream magazine

................... for lovers of ice cream. Your free on line magazine for sweet frozen treats. Recipes, inspiration, artisanal ideas for your delectation.

foodaroundblog

recipes and reviews by an italian taster in the u.k.

Japanese cookbook - Japanese recipes from Mari's Tokyo Kitchen

Japanese recipes from Cooking with Mari, a Japanese cooking class in Tokyo for foreigners

Luca Chef Italiano

"La cucina è amore e buon cibo . Sta al cuoco farlo divenire ottimo."

Sabor de Baunilha & Cia

Culinária, lifestyle, decoração e mais...

